NOTÍCIAS

Plenária do Coaju realiza visita técnica em empresas de mineração e geração de energia

Com o propósito de aperfeiçoar conhecimentos da plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), os membros realizaram na quinta-feira (28), visitas técnicas nas áreas de mineração e de geração de energia.

Com o propósito de aperfeiçoar conhecimentos da plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), os membros realizaram na quinta-feira (28), visitas técnicas nas áreas de mineração e de geração de energia.  A primeira visita foi realizada no município de Salto do Jacuí – RS, na mineração relativa à lavra de gema (ágata), a céu aberto com recuperação de área degradada e sem uso de explosivos. A segunda visita ocorreu no município de Pinhal Grande, no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaúba, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

A Usina Hidrelétrica Itaúba foi inaugurada em 1978 e sua barragem possui cerca de 1.380 hectares. O lago da UHE de Itaúba possuí aproximadamente 92 metros de profundidade. A barragem e o lago têm às suas margens as cidades de Estrela Velha, Júlio de Castilhos, Pinhal Grande e Salto do Jacuí.   A UHE é de propriedade do Grupo CEEE, que atua no setor energético nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, além de serviços correlatos. Está presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul, onde possui suas operações, gerenciando seus negócios diretamente ou através da participação em outras sociedades de capital intensivo e tecnologia de ponta.

Os membros do Comitê, deste modo, puderam ver na prática como essas atividades funcionam, assim agregando conhecimentos para suas deliberações, enquanto membros do Comitê Alto Jacuí. Além das visitas técnicas, também foi realizada a reunião ordinária do COAJU, do mês de abril.   A pauta do dia contou com a provação do plano de mídia para o ano de 2016 e deliberações que já estavam em andamento, junto ao Comitê. A reunião aconteceu nas dependências da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no município de Salto do Jacuí.

 

▦ 29/04/2016 - 16:52

Veja também