NOTÍCIAS

Impactos de atividades de mineração em São Brás são debatidos em audiência pública

Na manhã de 12/05, ocorreu uma audiência de esclarecimentos e debate público, no Ministério Público de Passo Fundo, que tratou sobre os impactos de atividades de mineração em São Brás. Moradores da localidade são contrários a instalação do empreendimento de extração de pedra de basalto, pois entendem que a instalação de uma pedreira no local ocasionará impactos sociais, econômicos e ambientais

Na manhã de hoje (12/05), ocorreu uma audiência de esclarecimentos e debate público, no Ministério Público de Passo Fundo, que tratou sobre os impactos de atividades de mineração em São Brás. Moradores da localidade são contrários a instalação do empreendimento de extração de pedra de basalto, pois entendem que a instalação de uma pedreira no local ocasionará impactos sociais, econômicos e ambientais. 

São Brás está localizada no interior do município de Passo Fundo, o qual integra a região de abrangência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), composta por 42 município. Dessa forma, o COAJU criou um grupo de trabalho técnico, formado por membros do Comitê, com o objetivo de analisar os relatórios do processo de licenciamento de instalação do empreendimento, tendo como premissas para análise o gerenciamento da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos superficiais, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. 

Após análise do grupo de trabalho, o Comitê Alto Jacuí apontou durante a audiência pública, algumas fragilidades encontradas nos relatórios do licenciamento ambiental relacionadas a proteção dos Recursos Hídricos. Esses apontamentos serão encaminhados por escrito, no prazo de 10 dias, à Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo.  Participaram nesta manhã da audiência pública, representando o Comitê Alto Jacuí, Paulo Roberto Cervi – presidente, Deise Sebastiani Nicolao – membro da plenária na categoria representantes dos usuários da água, Josimar Moschaider – secretário executivo e Juliana Leocádio – assessora de comunicação.

 

▦ 12/05/2016 - 17:12

Veja também