NOTÍCIAS

Mata Atlântica - uma das mais importantes extensões florestais do planeta

A Mata Atlântica, uma das mais importantes extensões florestais do planeta, distribui-se em 17 Estados Brasileiros e abriga cerca de 20 mil espécies vegetais. Atualmente, apenas 7% de sua área total se encontra conservada, e esse número continua diminuindo. Preservá-la é fundamental.

Dia 27 de maio foi a data instituida para comemorar o dia da Mata Atlântica, uma das mais importantes extensões florestais do planeta, distribui-se em 17 Estados Brasileiros e abriga cerca de 20 mil espécies vegetais. Atualmente, apenas 7% de sua área total se encontra conservada, e esse número continua diminuindo.
A Mata Atlântica não se trata de um lugar apenas de mata fechada como imaginamos, com grandes árvores e que importa apenas para as plantas e animais que neste ambiente vivem. Ela é um tipo de floresta que, além de contar com uma biodiversidade extremamente rica de flora e fauna, estão presentes também outros importantes elementos naturais que são importantes para todos nós. Aliás, é na Mata Atlântica que se encontra, por exemplo, um dos maiores aquíferos do mundo: o Aquífero Guarani. É fundamental preservá-la.

 

▦ 27/05/2016 - 09:57

Veja também