NOTÍCIAS

COAJU desenvolve ações de conservação dos recursos naturais da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) vem desenvolvendo as ações locais que contribuem para reunir esforços na construção de uma visão ecológica, de modo a promover a conservação dos recursos naturais essenciais à vida, em especial na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí.

Preservação e manutenção dos recursos hídricos e da biodiversidade existente na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí é um dos principais desafios do Comitê Alto Jacuí. Paulo Cervi, presidente do Comitê, juntamente com o secretário executivo Josimar Moschaider, vem desenvolvendo as ações locais que contribuem para reunir esforços na construção de uma visão ecológica, de modo a promover a conservação dos recursos naturais essenciais à vida, em especial na região de abrangência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU).

No dia 13/06, o Comitê Alto Jacuí, representado pelo presidente Paulo Cervi, participou da 4ª reunião conjunta das subcomissões, que objetivou analisar, atualizar e aperfeiçoar os Códigos do Meio Ambiente e Florestal, instituídos pelas Leis 11.520/2000 e 9.519/1992. De acordo com Cervi, é importante a adequação da legislação as necessidades atuais e as novas regras do Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e proteção dos recursos naturais. A reunião aconteceu no plenarinho, da Assembleia Legislativa do Estado, no Centro Histórico de Porto Alegre.

 Outro importante momento para o COAJU foi a participação do presidente Paulo Cervi, no evento de lançamento do projeto comunitário e ambiental “Valorizando o Valoroso”, coordenado pelo Lions Clube de Tapera. O projeto visa a preservação de lagoas e nascentes ligadas ao Rio Valoroso, que se encontram em situação de vulnerabilidade ambiental. O evento aconteceu no dia 16/06, no salão de eventos do Instituto Imaculada em Tapera.

Ainda no dia 16/06, a equipe da secretaria executiva do Comitê realizou mais uma atividade relacionada ao projeto de educação ambiental, “COAJU nas Escolas”. Mais de 100 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho conheceram os objetivos, metas e ações do COAJU. Também foram apresentados ao alunos e professores dados relacionados a realidade hídrica da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí.   

 

▦ 20/06/2016 - 15:56

Veja também