NOTÍCIAS

COAJU nas Escolas inicia seu 3º ano de atividades na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí

A equipe do Comitê realiza atividades in loco nas escolas, apresenta o trabalho desenvolvido pelo COAJU e desafia alunos, professores e funcionários a refletirem sobre a atual situação dos recursos hídricos, quanto a sua qualidade e disponibilidade.

A 3ª edição do projeto “Coaju nas Escolas” iniciou suas atividades, junto as comunidades locais, nesse mês de abril.  O projeto é realizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, com apoio da Universidade de Passo Fundo – Campus Carazinho e apresenta uma proposta de trabalho direcionada as comunidades escolares, de instituições públicas e privadas, que integram os 42 municípios da região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. 

A equipe do Comitê realiza atividades in loco nas escolas, apresenta o trabalho desenvolvido pelo COAJU e desafia alunos, professores e funcionários a refletirem sobre a atual situação dos recursos hídricos, quanto a sua qualidade e disponibilidade. Também fomenta, por meio da reflexão sobre desenvolvimento sustentável, ações que de fato proporcionem ambientes saudáveis.

Exemplo desses momentos de investimentos em práticas sustentáveis para preservação dos recursos hídricos foram os encontros realizados nos municípios de Não- Me- Toque, no Instituto Educacional Girassol, Ibirapuitã, na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, Carazinho, na Escola Estadual Érico Veríssimo, na Escola Municipal João XXIII e Capitão Aristides Gabriel Haeffner e em Tapera, no Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada.

O que é o COAJU

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) é conveniado com a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Passo Fundo. É composto por representantes dos usuários de água, da população da bacia e de órgãos públicos. O COAJU foi criado em 2001 e abrange 42 municípios. É uma instância social, democrática e deliberativa, onde a população e usuários da água, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí.

Municípios de abrangência: Alto Alegre, Arroio do Tigre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Carazinho, Chapada, Colorado, Cruz Alta, Ernestina, Espumoso, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Passa Sete, Passo Fundo, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.

 

▦ 19/04/2017 - 17:47

Veja também