NOTÍCIAS

Hábitos de Consumo é tema de atividade de educação ambiental realizada pelo COAJU

Com o objetivo de promover a reflexão sobre os hábitos de consumo da população e o despertar de uma consciencia ecológica, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí(COAJU), desenvolveu uma palestra voltada aos hábitos de consumo e a preservação do meio ambiente. Nessa atividade, os participantes são instigados a refletirem sobre seus hábitos de compra, como por exemplo, identicar quais aspectos dos produtos determinam a compra: preço, marca, qualidade, embalagem, rótulo e outros.

     Quando se utiliza o termo “consumo sustentável, logo vem a mente a ideia de reduzir, reutilizar e reciclar, o que seja possível no dia a dia. Essa é considerada uma importante estratégia de preservação dos recursos naturais. Mas outra importante ideia que arbrange o consumo sustentável são os aspectos que determinam a compra de um produto ou outro.

     Com o objetivo de promover a reflexão sobre os  hábitos de consumo da população e o despertar de uma consciencia ecológica, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí(COAJU), desenvolveu uma palestra voltada aos hábitos de consumo e a preservação do meio ambiente. Nessa atividade,  os participantes são instigados a refletirem sobre seus hábitos de compra, como por exemplo, identicar quais aspectos dos produtos determinam a compra: preço, marca, qualidade, embalagem, rótulo e outros.

     Para muitos consumidores  a marca, a qualidade e o preço são aspectos fundamentais que determinam a decisão de compra, enquanto que, a embalagem e o rótulo, pouco interferem nesse processo mercadológico. Para o COAJU, tanto os rótulos como as embalagens dos produtos muito tem a informar aos consumidores que se preocupam com os recuros naturias e com os  impactos que esses produtos podem provocar no meio ambiente.

     No dia 18 de agosto, o COAJU realizou um econtro sobre sustentabilidade com as alunas do 8º nível, do curso de Pedagogia, da Universidade de Passo Fundo – Campus Carazinho, que foi dirigido pelo seceretário executico do COAJU, Josimar Moschaider. Na oportunidade,  as alunas puderam  analisar embalagens e rótulos de vários produtos vendidos em supermercados e identificar informações relacionadas a preservação do meio ambiente, como o selo de embalagem reciclável, o selo ISO 140001 e o selo de rótulo de papel. Também foi realizado um experimento simples de erosão de solo , porém de ótima visualização dos resultados esperados. Ele demonstra a relação entre a precipitação, a erosão do solo, a proteção dos cursos de água e a vegetação.

 

▦ 22/08/2017 - 16:24

Veja também