NOTÍCIAS

Ações para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Nos dia 05 e 06 de junho, mais de 120 alunos da rede pública municipal e estadual dos municípios de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos participaram de um encontro com o Comitê Alto Jacuí e com a Brinquedoteca, ambos vinculados à Universidade de Passo Fundo – Campus Carazinho. Esses encontros tiveram como proposta de trabalho repensar práticas relacionadas a água e ao lixo, por meio de diálogos, oficina de separação de lixos e exemplos concretos de reutilização de resíduos sólidos e da natureza na confecção de brinquedos.

Com o objetivo de conscientizar as comunidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Alto jacuí sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial, os recursos hídricos, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) realizou, durante toda a semana que passou, várias atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

Nos dia 05 e 06 de junho, mais de 120 alunos da rede pública municipal e estadual dos municípios de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos participaram de um encontro com o Comitê Alto Jacuí e com a Brinquedoteca, ambos vinculados à Universidade de Passo Funco – Campus Carazinho. Esses encontros tiveram como proposta de trabalho repensar práticas relacionadas a água e ao lixo, por meio de diálogos, oficina de separação de lixos e exemplos concretos de reutilização de resíduos sólidos e da natureza na confecção de brinquedos. O biólogo e secretário executivo do Comitê Alto Jacuí, Josimar Moschaider ressalta a importância desses encontros, como forma de incentivo e de estratégia para proporcionar uma mudança de consciência, onde os alunos, desde muito pequenos aprendem a cuidar e preservar o meio ambiente, em especial, os recursos hídricos.

Os encontros contaram com o apoio de entidades que compõem a plenária do Comitê Alto Jacuí: Departamentos do Meio Ambiente, das Prefeituras de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos e Cooperativa Agrícola Mista General Osório – COTRIBÁ.

Outro momento da semana, foi a participação do Coaju no II Fórum de Sustentabilidade e Conservação da Natureza, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) de Carazinho, no dia 06 de junho. O evento teve como tema “Uma discussão sobre resíduos sólidos”, e contou com duas palestras, uma ministrada pelo promotor de Justiça Especializada de Passo Fundo e coordenador da Rede Ambiental, Dr. Paulo da Silva Cirne e outra , com a doutora em Ciências Sociais e autora do livro “Dano Ambiental: a omissão dos agentes públicos”, Elenise Felzke Schonardie.

 

▦ 14/06/2018 - 16:22

Veja também