NOTÍCIAS

Conselho de Recursos Hídricos reúne representantes das Bacias Hidrográficas do RS para apresentar o Programa Progestão

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), vinculado a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Passo Fundo, representado pelo seu presidente, Paulo Roberto Cervi, participou nesta quarta-feira (12/11), da reunião do Fórum Gaúcho de Comitês e Reunião do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) do RS. O encontro foi realizado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) em Porto Alegre.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), vinculado a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Passo Fundo,  representado pelo seu presidente, Paulo Roberto Cervi, participou nesta quarta-feira (12/11), da reunião do Fórum Gaúcho de Comitês e Reunião do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) do RS. O encontro foi realizado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) em Porto Alegre.


Durante a reunião foi apresentado aos presentes, o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), da Agência Nacional de Águas (ANA).  De acordo com a ANA, o Progestão estimula os estados a adotarem várias ações, como: o aperfeiçoamento da rede de monitoramento de rios, formação de banco de dados relativos à disponibilidade hídrica ou emissão de outorga (autorização) para uso dos recursos hídricos, elaboração de estudos e planos de bacia, capacitação ou implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Além de buscar fortalecer institucional e operacionalmente a gestão da água em âmbito estadual e melhorar a articulação entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e os sistemas estaduais, o Programa tem o objetivo de construir um sistema nacional para a governança eficaz que garanta a oferta de água em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro.

 

 

Outros assuntos da pauta também foram debatidos, como a deliberação sobre os  níveis dos rios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, tanto para consumo humano como para irrigação.

 

▦ 13/11/2014 - 10:00

Veja também