NOTÍCIAS

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DO RS É TEMA DE CAPACITAÇÃO NO COAJU /UPF CARAZINHO

Nessa quarta-feira (29), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), localizado junto a UPF Carazinho, durante sua reunião ordinária do mês de outubro, realizou capacitação sobre Gestão de Recursos Hídricos do RS.

Nessa quarta-feira (29), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), localizado junto a UPF Carazinho, durante sua reunião ordinária do mês de outubro, realizou capacitação sobre Gestão de Recursos Hídricos do RS. A capacitação foi ministrada pelo Diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Marco Mendonça e pela Secretária Executiva do Conselho de Recursos Hídricos (CRH), Patrícia Moreira. Durante a capacitação foram abordados aspectos legais e estruturais do Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul e explanadas ações e mecanismos que estão sendo utilizados para seu fortalecimento. Para a secretaria executiva do CRH, os comitês de bacia são à base de trabalho do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.  Durante sua conversa, Patrícia abordou os planos de bacia e sua importância para a Gestão dos Recursos Hídricos do RS. De acordo com o presidente do COAJU, Paulo Roberto Cervi, a capacitação teve o objetivo de proporcionar aos membros do comitê atualização e a possibilidade de esclarecimento sobre diversos aspectos que compunham a Gestão dos Recursos Hídricos, os quais são de relevância para ações futuras do Comitê, dentro dos 41 municípios de sua abrangência.


O COAJU – Comitê Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí


Um comitê de gerenciamento de recursos hídricos é o parlamento das águas de uma região, onde a população e usuários, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas em uma determinada bacia hidrográfica. É uma entidade deliberativa com atribuições legais baseadas na lei nº 9.433/97 do Governo Federal e pela Legislação Estadual dos Recursos Hídricos, Lei nº 10.350/94. Faz parte do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, juntamente com o Conselho de Recursos Hídricos CRH, o Departamento de Recursos Hídricos DRH, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental FEPAM e as Agências de Regiões Hidrográficas.

 

▦ 31/10/2014 - 10:00

Veja também