NOTÍCIAS

Nova sede do COAJU é inaugurada na UPF Campus Carazinho

A sede do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) foi inaugurada oficialmente no Campus UPF Carazinho na quinta-feira.

A sede do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) foi inaugurada oficialmente no Campus UPF Carazinho na quinta-feira (02). O Comitê é ligado a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF). Acadêmicos, professores, representantes de entidades, membros do Coaju e autoridades participaram da solenidade. Uma conferência sobre “Como produzir água e alimento” foi destaque durante a programação, que também integra a XXI Semana Interamericana da Água e XIII Semana Estadual da Água.


A bacia do Alto Jacuí abrange 41 municípios da região. O Rio Jacuí nasce no município de Mato Castelhano e suas águas formam 85% do Lago Guaíba. O Coaju foi criado em 2001 e integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Sua finalidade é ajudar no gerenciamento dos recursos hídricos para garantir a quantidade e qualidade das águas na bacia.


Desde 2006, a sede do Comitê estava instalada em Passo Fundo, no Campus I da UPF. A mudança para Carazinho é devido à proximidade com seus municípios de abrangência.


Conferência


A Conferência sobre “Como produzir água e alimento” foi um dos destaques da programação. As palestras foram ministradas pela professora da UPF, Dra. Cláudia Petry, e pelo promotor Paulo Cirne. O objetivo foi sensibilizar para o uso correto da água e de mostrar alternativas de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.


A contaminação dos recursos hídricos e dos alimentos por agrotóxicos foi ressaltada pelo promotor.


A professora da UPF explicou a importância do uso da agroecologia e da produção orgânica. 

 

▦ 06/10/2014 - 10:00

Veja também