NOTÍCIAS

COAJU está com vagas abertas para novos membros

Estão abertas as inscrições para o cadastramento de entidades da região interessadas em participar do processo eleitoral para preenchimento das vagas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU).

Estão abertas as inscrições para o cadastramento de entidades da região interessadas em participar do processo eleitoral para preenchimento das vagas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU). O Aviso SEMA-CRH/RS nº 11/2014 foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de agosto. Os membros escolhidos farão parte da gestão 2014/2016.


As inscrições foram abertas pelo Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH/RS). O Comitê é o parlamento das águas, onde a população e usuários, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas da bacia hidrográfica. Ele é constituído por representantes dos usuários de água (40% dos componentes), da população da bacia (40%) e de órgãos públicos (20%).


A entidade interessada deverá inscrever-se no grupo de representantes dos usuários da água ou grupo de representantes da população, podendo optar pela inscrição em mais de uma categoria do mesmo grupo, desde que comprove sua atuação em ambas.


O grupo de representantes dos usuários da água são indivíduos, grupos, entidades públicas ou privadas dos setores de abastecimento público, indústria, navegação, mineração e pesca. O grupo da população congrega representantes do legislativo municipal e estadual, associações comunitárias, clubes de serviços comunitários, instituições de ensino, pesquisa e extensão, organizações ambientalistas e comunicação.


Ao inscreve-se a entidade deverá informar a denominação, pessoas para contato, endereço e telefone. Entre os pré-requisitos estão a comprovação da sua constituição legal (estatuto da entidade) e atuação na área da bacia hidrográfica de, no mínimo, um ano anterior à data de publicação do Aviso SEMA.


As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de setembro de 2014 no COAJU, localizado na Universidade de Passo Fundo, Campus Carazinho, ou no CRH em Porto Alegre. A ficha de inscrição também pode ser solicitada pelos e-mails:  coaju@upf.br ou  crh@sema.rs.gov.br. Informações pelos telefones (54) 3330-3550 (Josimar) ou (51) 3288-8142 (Carmem ou Patrícia).


Municípios de abrangência do COAJU:

Alto Alegre, Arroio do Tigre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Carazinho, Chapada, Colorado, Cruz Alta, Ernestina, Espumoso, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Passa Sete, Passo Fundo, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.

 

Assessoria de Imprensa Coaju
Jornalista Natália Fávero (MTB14761) 

 

▦ 27/08/2014 - 10:00

Veja também