PLANO DE BACIA

Etapa C

A etapa C do Plano de Bacia do Coaju define ações para melhorar a qualidade da água na região para os próximos vinte anos. Os recursos financeiros para a execução desta última etapa foram aprovados pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CRH/RS).

A Resolução nº 175/2015 aprova a proposta de aplicação dos Recursos do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos para 2016, foi publicada no dia 14 de agosto de 2015, no Diário Oficial do Governo do Estado. Entre os projetos incluídos no orçamento deste ano, está a Etapa C do Plano de Bacia do Coaju. O investimento para a execução das atividades previstas para essa fase é de R$ 400 mil.

De acordo com o presidente do Coaju, a etapa C é a consolidação do Plano de Bacia. “Com a conclusão da etapa C, haverá um caminho a ser seguido por todos os usuários e pela população da bacia, visando aos usos futuros dos recursos hídricos”, declarou.

O Termo de Referência que estabelece as especificações do serviço já foi elaborado e aprovado pelos membros do Coaju. Após a aprovação desse Termo pela Secretaria do Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (Sema), iniciará o processo de licitação, por meio do Governo do Estado, para a contratação da empresa que executará a etapa C.

Fases já concluídas do Plano de Bacia:
- Etapa A (diagnóstico): estudo da bacia para identificar a situação atual.
- Etapa B (enquadramento): estabelecimento de metas de qualidade de água a serem obrigatoriamente alcançadas ou mantidas.

- Etapa C (plano de ações): em andamento.